As turmas do 9º ano tiveram uma aula de Literatura diferente e inovadora essa semana. Como de costume, as turmas têm uma aula por semana dedicada à leitura, só que nessa aula eles não foram à biblioteca, e sim, para a sala multimídias, quando a proposta era ler um livro em formato digital, nos tablets.
Com o intuito de apresentar novas possibilidades de leitura e diversificar as aulas de Literatura, a Professora Eliane Gaigher aproveitou a temática da Semana do Meio Ambiente e apresentou aos alunos a obra “O Rei do Rio de Ouro” ¹ de John Ruskin. A narrativa convida o leitor a refletir sobre como nossa relação com a água impacta nossa própria sobrevivência.
Os alunos tiveram acesso individual aos tablets, e, com fone de ouvido, se concentraram na leitura do e-book interativo que continha trilha sonora ao longo da obra e muitos objetos interativos nas páginas. Os alunos se encantaram com a experiência!
Porém, ler em e-readers (leitor eletrônico) há seus prós e contras. Estudos apontam que, para alguns, a leitura não será 100% proveitosa, pois a atenção e a percepção que o leitor tem da estrutura da história diminui, enquanto que para outros há algumas vantagens, como a possibilidade de aumentar o tamanho da letra, podendo também beneficiar principalmente quem possui dislexia: em um estudo americano², um terço dos estudantes disléxicos mostraram melhora significativa na compreensão de textos e velocidade de leitura, quando liam em formato digital.
Sendo assim, o papel da escola é incentivar o hábito da leitura, mas acima de tudo proporcionar ao aluno diferentes meios de leitura para que o mesmo possa se conhecer melhor e saber qual formato de leitura lhe agrada mais.
1 O aplicativo que usamos contém diversas obras literárias para baixar, gratuitos, com livros para o público infanto-juvenil, histórias cheias de ícones interativos e trilha sonora: https://storymax.me/#aplicativos